• Mayra Pelosi

'Rive Gauche' e 'Rive Droite'


Na semana passada eu pedi a ajuda de vocês para saber o que vocês queriam ver por aqui. Fiquei muuuito feliz quando vi tantos comentários de leitores com idéias e dúvidas, me pedindo vários posts aqui no blog!

Então coloquei a mão na massa (ou melhor, no teclado) e me pus a responder as perguntas dos meus leitores queridos.

A primeira pergunta que recebi foi da leitora Maria Renata, querendo saber como foi denominado o lado direito e esquerdo do Rio Sena -> As famosas ‘Rive Gauche’ e ‘Rive Droite’.

Então vamos lá - a resposta é muito mais simples do que parece:

Os lados direito e esquerdo do rio Sena foram denominados levando em consideração a direção do rio.

Ou seja, se você entrar num barquinho no rio Sena e se deixar levar pela corrente (olhando para frente), ao seu lado direito estará a Rive Droite (lado direito do Sena) e ao seu lado esquerdo a Rive Gauche (lado esquerdo do Sena).

Como o rio Sena corre do Leste para o Oeste de Paris, a divisão fica assim:

As três ilhas no centro de Paris (Îde la Cité, Île Saint-Louis, Île aux Cygnes) não fazem parte nem do lado direito nem do lado esquerdo da cidade. São neutras ;)

Espero que tenha ficado claro!

Agora que você já sabe a diferença entre os dois lados, não deixe de ler meu post "Comparando os dois lados de Paris" para entender um pouco mais sobre as diferenças entre a Paris Rive Droite e a Paris Rive Gauche através dos desenhos divertidos e minimalistas pela Paris Zig Zag, inspirados nas ilustrações de Vahram Muratyan.

Até a próxima por aqui!

Bisous,

Mayra


Let's Paris no Instagram

2019 - Lets Paris - Dicas de Paris - Todos os direitos reservados