• Mayra Pelosi

Divvino Paris: cave, degustação e cursos de vinho


A cave Divvino fica no coração de Paris e foi fundada por uma brasileira - a sommelière Marina Giuberti. Hoje ela está presente em duas localizações na capital: uma no Marais e outra no 11ème (endereços e detalhes práticos no fim do post).

No mês passado fui convidada junto com a minha amiga Mari (do Vitrines de Paris) para fazer um curso de vinhos na Divvino e simplesmente AMEI. Vou contar aqui para vocês um pouco da minha experiência:

O curso é dado pela Marina, proprietária da Divvino e única brasileira a ter o título de "Brevet Professionnel de l’Etat de Sommelerie (BEP)" – um dos mais difíceis de se alcançar na França.

Durante o curso, todo esse conhecimento fica bem claro, e logo percebi que eu estava diante de uma 'expert' de verdade.

Além de conhecida, a Marina é inteligente e fala muito bem... uma simpatia de pessoa!

Enfim... as três horas de curso passam súper rápido e todos gostamos muito de ouvir tudo que ela tinha para dividir conosco.

Ela começa dando um panorama geral da história dos vinhos na França, explicando as regiões, tipos de uva e processos de fabricação.

É incrível como o universo dos vinhos é vasto - ainda tenho um longo caminho pela frente! Ao longo da degustação, ela conta várias curiosidades e fatos interessantes que eu curti muito descobrir. Mas não vou falar aqui... senão estrago a surpresa para quem for fazer o curso aqui em Paris! :)

O cenário é o Divvino do Marais: uma cave do século '?' (tá, não lembro qual século, mas é super antiga e charmosa!). Me senti um máximo sentada ali com mais 8 pessoas, todos super entusiasmados para aprender e degustar os vinhos que a Marina selecionou para nós - e tudo em Português!

Também recebemos várias dicas de como escolher e comprar um vinho, quais taças usar, como entender os sabores que sentimos e como casar determinados tipos de vinhos com queijos e outros alimentos.

A melhor parte é que também degustamos vários queijos e patês excelentes junto com cada vinho para aprender!!! (a gulosa aqui amou!)

No fim do curso ela nos deu uma apostila com muito do que tínhamos visto juntos: informações, fotos mapas...

Eu confesso que não sou muito chegada a vinho, mas tenho tentado me acostumar e acho que meu paladar está ficando cada vez melhor. (afinal de contas, morar em Paris e não gostar de vinho é uma vergonha né?)

Durante o curso, descobri dois vinhos que gostei muito, e aprendi a entender quais são os tipos de vinho que mais me agradam - agora ficou mais fácil de comprar!

Quando fui convidada para o curso, combinei com a Marina que eu iria postar aqui minhas opiniões sinceras - não prometi elogios.

Então com toda sinceridade posso falar que eu super indico o curso de vinhos da Divvino! É Mara!

E se você estiver em Paris e quiser apenas passar lá na cave para comprar seu vinho, a Marina trabalha com uma vasta seleção de rótulos – mais de 900 referências de produtores muito especiais de todas as regiões da França.

Santé!

Informações Práticas:

Site: www.divvino.com

Endereços:

DIVVINO MARAIS - 16 Rue Elzevir, 75003 Paris (aberto de terça a domingo)

DIVVINO CHARONNE - 163 Boulevard Voltaire, 75011 Paris (aberto todos os dias)

Para se inscrever nos cursos, vocês podem entrar diretamente em contato com a Divvino através do email: divvinoparis@gmail.com


Let's Paris no Instagram

2019 - Lets Paris - Dicas de Paris - Todos os direitos reservados