Let's Paris

Aprenda a andar de metrô em Paris


Paris é muito bem servida por transportes públicos. Há muitas linhas de metro e onibus e há praticamente uma estação em cada esquina.


Para se virar no metro é preciso conhecer um pouco sobre como ele funciona, mas não se assuste: o metro parisiense é prático, intuitivo e muito simples de entender.


A primeira coisa que você vai precisar é disto (clique para ver maior):

A) Qual será seu itinerário?


Você também precisa saber para onde quer ir (descubra a estação de trem mais próxima de seu destino). Olhando para o mapa, encontre o caminho mais curto entre a estação onde você está e aquela para onde quer ir. É capaz de ter que fazer alguma baldeação, por isso dê uma olhada no mapa e escolha onde você deverá trocar de trem. Cada uma das 14 linhas tem uma cor e uma numeração, que encontra-se nas extremidades da linha desenhada (ao lado das primeiras e últimas estações).


Haverá, geralmente, um tela informando o horário de chegada dos próximos trens.


B) Em que direção você precisa pegar seu trem?


É muito fácil pegar os trens na direção correta. A direção do metro será sempre indicada pelo nome da última estação naquela direção (chamada "terminus").



Vamos exercitar o que aprendemos?


Exemplo: se eu estou na estação "Convention" (linha 12, verde, canto inferior esquerdo) e quero ir para a estação "Cambronne" (linha 6, verde claro, um pouco acima no mapa). Eu olho para o mapa e acompanho a linha 12 até o final, vendo a última estação da direção para onde vou. Como você pode ver, chama-se "Porte de la Chapelle". Assim, eu começo pegando a linha 12 na direção "Porte de la Chapelle". Ao chegar na estação chamada "Pasteur", eu salto do trem e troco pela linha 6 na direção de "Charles de Gaulle Étoile", saltando em "Convention", que é meu destino final.


Viu como é fácil?


Fica a Dica: Quando for andar de RER, é importante saber se o trem que você vai pegar para na estação para onde você quer ir. Em geral haverá um painel luminoso indicando todas as estações pelas quais o trem passa e aquelas onde ele para terão uma luz acesa ao lado de seu nome. Verifique se a luz ao lado da sua estação de destino está acesa. Se não estiver, aguarde o próximo trem.


Atenção: Algumas portas de metro não abrem automaticamente. Caso você queira saltar, você pode precisar apertar um botão ou levantar uma manivela (foto abaixo) para que ela se abra:

Bom passeio!

SOBRE O BLOG E A AUTORA

LEIA TAMBÉM:

Let's Paris no Instagram

2019 - Lets Paris - Dicas de Paris - Todos os direitos reservados