top of page
Let's Paris

10 fatos interessantes sobre a Torre Eiffel


Apelidada de 'Dama de Ferro', (nada a ver com a Thatcher...) a torre Eiffel reina absoluta na cidade luz. Símbolo da cidade e sonho dos turistas que por aqui desembarcam, há muitos fatos pouco conhecidos sobre essa obra prima.


1) A Torre Eiffel foi construída em 1889. A principio, não deveria ser uma construção permanente, mas apenas para fazer parte da Exposição Universal daquele ano em Paris.


2) A Torre Eiffel é o monumento pago mais visitado do mundo. Em 2014, foram mais de 7 milhões de visitantes subindo a torre.


3) Durante a segunda guerra mundial, quando Hitler chegou a Paris, os funcionários da torre cortaram os cabos do elevador para obrigá-lo a subir a pé.


4) Há 20 mil lâmpadas na Torre, que piscam a cada hora dando um efeito de brilho lindo!


5) Gustave Eiffel tinha um apartamento privado no mais alto andar da torre (3o).


6) Durante 41 anos, a torre Eiffel foi o monumento mais alto do mundo. Perdeu seu posto em 1930, quando em Nova York foi construído o Chrysler Building.


7) A Torre Eiffel tem três cores: para que a cor da torre pareça uniforme ao observador no chão, a torre é pintada em três tons de bronze, mais claro no alto e mais escuro na base.


8) A torre é pintada de novo a cada 7 anos em média. Para pintá-la, são necessárias 60 toneladas de tinta.


9) Antes de ser construída em Paris, Gustave Eiffel apresentou o projeto da torre ao prefeito de Barcelona com o intuito de construí-la ali. O prefeito rejeitou a idéia, dizendo ser muito cara e não-realista.


10) Os primeiros visitantes oficiais da torre foram a família real inglesa e Buffalo Bill, em 1889.


E aí? Quais dos pontos acima você ainda não sabia?


Gostou do Post? Então compartilhe no facebook clicando no link abaixo!


Beijos e boa viagem! ;)




SOBRE O BLOG E A AUTORA

RECEBA CADA NOVO POST

EM SEU EMAIL (máx. 3/mês)

LEIA TAMBÉM:

bottom of page