Let's Paris no Instagram

2019 - Lets Paris - Dicas de Paris - Todos os direitos reservados

Let's Paris

Versailles ou não Versailles, eis a questão!

07.02.2016

É claro que essa resposta depende de um monte de fatores (tempo em Paris, gosto por esse tipo de visita, época do ano, etc...).

 

Mas minha resposta rápida costuma ser simples: Se vai ficar menos de 4 dias em Paris, não vale a pena ir a Versalhes.

 

 

Por que? Porque deixar de conhecer Paris para ir a Versalhes não faz sentido. Já se você vai ficar mais tempo, acho a visita muito válida - até indispensável! 

 

Antes de tomar sua decisão é importante considerar os pontos positivos e negativos. Eis algumas das desvantagens:

 

1) A visita vai levar o dia inteiro: O castelo fica a 25km de carro da capital e o trajeto tem bastante trânsito. Dá também para ir de trem (RER C), o que não leva menos de 1 hora. Chegando lá ainda tem uma boa caminhada e uma espera na fila dos caixas que geralmente gira em torno de 1-2 horas.

 

2) É turismo de massa: Vai provavelmente estar cheio, com muitos grupos de turistas e guias tentando controlar seus viajantes. Pode ser estressante ficar recebendo esbarrões e tendo que andar em fila o tempo todo.

 

3) O castelo é um pouco vazio: Dentro do castelo não há muitos objetos de decoração e poucas salas com móveis (talvez justamente pelo fato de se ter tantas pessoas visitando, precisam abrir espaço). Senti falta de ver um pouco dos objetos e arrumações do castelo na época de Louis XIV. 

 

Já os lados bons são bastante conhecidos:

 

1) É de uma beleza estonteante: Dentro, fora, no domaine de Marie-Antoinette, nos jardins (que jardins!!!), os portões - é tudo lindo demais! Diferente de tudo o que eu já tinha visto antes.

 

2) Te remete à uma outra época: Andando pelos corredores você começa a viajar no tempo e imaginar como funcionava a vida naquela época. Você poderá ver toda suntuosidade (e megalomania) com a qual viviam os reis da França. 

 

3) É repleto de história: de Louis XIII a Clémenceau e o tratado de Versailles, esse castelo espetacular foi palco de uma boa parte da história da França.

 

 

É importante considerar também que no inverno o jardim não fica tão bonito, com mais galhos do que folhas. A não ser que neve! Quando neva fica liiindo! ;)

 

Para resumir: se você vai ficar muitos dias em Paris, com tempo para conhecer bastante a cidade, não perca a oportunidade de conhecer esse castelo que é realmente magnífico! Mas se for ficar menos de 4 dias e não tem nenhum sonho específico de conhecer o castelo, fique em Paris e conheça essa cidade que tem tanto a oferecer!

 

Uma dica pra terminar? Se você gostou do Versalhes, visite o Château de Vaux-le-Vicomte, castelo que inspirou o de Versalhes (mas só abre de Abril a Novembro) ou o Château de Fontainebleau. Ambos na região parisiense e ambos (muito) mais vazios que Versalhes.

 

 

Please reload

SOBRE O BLOG E A AUTORA

LEIA TAMBÉM:

Please reload