Let's Paris no Instagram

2019 - Lets Paris - Dicas de Paris - Todos os direitos reservados

Let's Paris

Exposição Ai Weiwei no Le Bon Marché

16.02.2016

 

Hoje fui no Le Bon Marché conferir a exposição do artista plástico Chinês Ai Weiwei.

 

Bom, vou ser sincera com vocês: na verdade hoje eu fui no Le Bon Marché e por acaso descobri a exposição do (até hoje desconhecido por mim) Ai Weiwei! ;)

 

 

 

Fiquei maravilhada! Tão maravilhada que fui pesquisar um pouco mais sobre esse artista. Vou dividir só o sumo com vocês: Nascido em 1957 em Pequim, Ai Weiwei passou a maior parte de sua infância deportado em campos de trabalho na China.

 

 

Seu pai, um poeta local, era considerado como um 'inimigo do povo' por suas críticas ao regime. Em 1981, Ai Weiwei se mudou para Nova York, onde foi muito influenciado por artistas como Andy Warhol e Marcel Duchamp.

 

 

 

Após 12 anos em NY, ele volta para a China em 1993. Crítico ferrenho da corrupção do governo Chinês, em 2011 o artista foi preso pelas autoridades chinesas sem motivo conhecido, e mantido em um local secreto. Liberto após 81 dias, teve seu passaporte confiscado.

 

 

Quatro anos mais tarde (em Julho do ano passado) as autoridades chinesas devolveram o passaporte ao artista, dando-o o direito de viajar livremente. Ai Weiwei é hoje, certamente, uma das figuras mais importantes do cenário artistico contemporâneo. (...e eu não o conhecia! que vergonha!)

 

 

Todas as suas obras expostas são em bambu e seda, o que faz com que suas esculturas sejam ao mesmo tempo leves e imponentes, e seus detalhes impressionantes. Repare na foto acima, o bambu torcido e amarrado, criando cada detalhe da escultura.

 

 

 

Elas ficam no Le Bon Marché só até dia 20 de fevereiro! Se você está em Paris (ou conhece alguém que está), corre lá que vale a pena!

 

 

 

Please reload

SOBRE O BLOG E A AUTORA

LEIA TAMBÉM:

Please reload