top of page
Let's Paris

Saiba mais sobre a Paris Fashion Week


Paris Fashion Week Lets Paris

Essa semana começou a famosa Paris Fashion Week por aqui! Meu feed no instagram está sendo bombardeado de desfiles, showrooms, coquetéis e outros eventos ligados à moda em Paris.


Para você que está no Brasil e não entende muito disso tudo, aqui vão algumas respostas às perguntas que mais recebo sobre a PFW:


O que é uma Fashion Week?


O nome significa semana de moda, e é um evento onde os estilistas apresentam suas novas coleções. Os modelos vistos nas passarelas costumam chegar nas lojas alguns meses depois, mas algumas marcas (como a Burberry) agora fazem o chamado “Shop the Show” – onde as peças já ficam disponíveis para compra na mesma semana.


As 4 Fashion weeks mais importantes são consecutivas e sempre nesta ordem: Nova York, Londres, Milão e Paris. São chamadas de ‘Big Four’. A Fashion Week de São Paulo vem logo em seguida, sendo a 5a maior do mundo (orgulho!).


A FW acontece duas vezes por ano: a coleção primavera-verão em setembro/outubro e a coleção outono-inverno em fevereiro/março.



Como faço para assistir a um desfile?


Geralmente blogueiras e jornalistas famosas ou influentes recebem convites para os desfiles. As melhores clientes também. Mas se você não tem nada a ver com o mundo da moda, infelizmente suas chances de conseguir assistir a um desfile são bem poucas. Você pode tentar:


  • Escrever para a assessoria de imprensa da marca que gosta pedindo um lugar (use seus melhores argumentos). Leia abaixo para descobrir os contatos de cada marca

  • Se você é cliente da marca, tente comprar sempre na mesma loja e ficar amiga das vendedoras

  • Converse com o segurança na entrada do desfile: às vezes, depois de muita espera e se sobrarem lugares, algumas pessoas sem convite conseguem entrar.

  • Se for tentar entrar sem convite, capriche no visual. Mas tem que ser fashionista mesmo. Só bom gosto não vai ser suficiente – seja ousado, usando óculos gigantes ou uma peça que chame bastante atenção

  • Finja costume: não chegue na porta implorando para entrar, mas aja naturalmente, como se fosse muito comum para você assistir a mais esse desfile.


Com isso tudo, já aviso que provavelmente você não vai conseguir. Eu nunca coloquei essas estratégias em ação, pois não tenho paciência para isso. Mas para quem quer muito, vale a tentativa!

E o que é a semana de alta costura?


Diferente da Fashion Week prêt à porter, a haute couture é uma semana de moda que só acontece em Paris e exibe peças que não chegarão às lojas. As roupas de alta costura que aparecem durante essa semana são exclusivas para as melhores clientes da marca, apenas algumas poucas pessoas muito influentes no mundo da moda têm acesso às peças. Servem também para ditar as próximas tendências.


Quais marcas participam da PFW?


No site oficial da Moda em Paris (www.modeaparis.com) você pode ver o calendário com todos os desfiles, dia por dia (tem até o horário). Você também encontra o contato da assessoria de imprensa para cada uma das marcas que desfilam (email e telefone). Para quem se interessa, essa listinha é de ouro! (Clique aqui)


Além das marcas oficiais da PFW, muitas outras grifes aproveitam para organizar seus desfiles na mesma semana, em eventos paralelos. A cidade realente respira moda durante esses dias!


Fonte: Wikipedia

Um pouco de história:


A Paris Fashion Week começou em 1973. Antigamente, todos os desfiles da temporada aconteciam num mesmo lugar. Com o passar dos anos, o evento cresceu exponencialmente e hoje em dia cada marca organiza seu desfile em um local diferente da cidade (lugares como o Grand Palais, o jardim des Tuileries, o Palais Royal, a Opéra Garnier e outros).



Como faço para ver os desfiles online?


Algumas marcas (como a Chanel) passam o desfile ao vivo no site. Você pode também seguir convidadas ou modelos no instagram/snapchat para ver o que elas estão postando. Além disso, blogueiras como Thassia Naves, Camila Coutinho, Carin Olson ou Consuelo Blocker costumam postar bastante.



Para terminar, deixo uma citação de Yves Saint-Laurent:

“Você nunca deve confundir a elegância com o esnobismo” ;)



Gostaram? Então compartilhem clicando nos botões abaixo:

SOBRE O BLOG E A AUTORA

RECEBA CADA NOVO POST

EM SEU EMAIL (máx. 3/mês)

LEIA TAMBÉM:

bottom of page