top of page
Let's Paris

Esse banco centenário em Paris permite visitas ao seu cofre!

Os milhares de turistas que passam pelas Galeries Lafayette em Paris, não imaginam que do outro lado da rua se encontra uma agência bancária que mais parece um palácio da belle époque!

Se trata do banco Société Générale, que se instalou ali em 1912.


Morei bem pertinho durante anos sem nunca saber o que se escondia dentro do que me parecia ser uma agência como qualquer outra.


Até que um dia entrei no banco com o propósito despretencioso de abrir uma conta, e qual não foi a minha surpresa ao me deparar com esse tesouro escondido!

Com uma decoração toda em Art Nouveau e bem carregada, fiquei até sem saber para onde olhar de tantos detalhes nessa agência:

-> Uma placa homenageando os funcionários do banco que morreram para defender a pátria

-> O chão, completamente recoberto por um mosaico

-> No centro, um enorme balcão circular em madeira

-> Nas paredes, monogramas, nomes de cidades, vitrais, brasões e placas com data do dia (trocadas todos os dias manualmente)

-> No teto, um vitral enorme e lindo, pelo mestre Jacques Galland

Fui então convidada a descer para ver o cofre da agência (isso mesmo! a visita do cofre é aberta ao público!), cuja porta pesa 5 toneladas. Uma obra prima:

Já para entrar no cofre, apenas os clientes do banco ;)

Por último, as cadeiras e mesas ali presentes foram feitas especialmente para o banco. Durante a 2a guerra, foram pintadas de cinza para de esconder o fato de que eram de latão afim de evitar que Hitler as derretesse para fazer armas.

Na sua próxima visita a Paris, não deixe de fazer essa visita rápida e muito interessante! Fica no boulevard Haussmann, n. 29.

Boa Viagem!

SOBRE O BLOG E A AUTORA

RECEBA CADA NOVO POST

EM SEU EMAIL (máx. 3/mês)

LEIA TAMBÉM:

bottom of page