Let's Paris no Instagram

2019 - Lets Paris - Dicas de Paris - Todos os direitos reservados

Let's Paris

O que os parisienses detestam nos turistas?

 

Esse é mais um post em resposta aos pedidos que recebi de vocês! Dessa vez, escolhi responder a (ótima) pergunta da leitora Paula Oliveira. Merci Paula! ;)

 

Sim, é verdade: o parisiense geralmente não é lá muito simpático. #prontofalei

 

Digo geralmente porque há sempre exceções e existem, sim, muitos parisienses sorridentes e simpáticos! Mas é fato que a proporção de pessoas mal-humoradas e arrogantes é maior em Paris do que em outras cidades do mundo (como meu amado RJ ou até mesmo cidades do interior da França).

 

Um editorialista do Financial Times que mora em Paris há mais de 10 anos colocou desta forma:

 

“Por trás de uma aparência hostil e pretensiosa, Paris é, na realidade, hostil e pretensiosa” (Kkkkk)

 

Tendo dito isso, preciso também dizer que às vezes os turistas não colaboram! Pense no seguinte: Paris é a cidade que mais recebe turistas a passeio do mundo. Todos os dias, milhares e milhares de pessoas flanam pelas ruas da cidade admirando e curtindo a linda ‘ville lumière’. E isso é ótimo! Traz dinheiro, movimento e negócios para Paris.

 

Mas isso também significa que todos os dias quem mora aqui é parado na rua para dar informações ou tirar fotos, atrasado no metrô porque a pessoa da frente não sabe usar o ticket, confrontado com filas enormes em restaurantes e padarias, incomodado ao tentar ler seu livro no ônibus porque os turistas ao lado estão falando alto demais, etc. etc. etc.

 

Além disso, o fato de pessoas do mundo inteiro desejarem visitar e morar na capital francesa facilita um certo ‘esnobismo’ da parte dos que por aqui residem. Um sentimento de “Paris é minha, e vocês estão estragando tudo”.

 

Não estou falando que eu concordo, mas se você quiser receber um tratamento um pouco melhor por aqui, tente respeitar as regrinhas de etiqueta e os costumes locais – você vai ver que será muito melhor acolhido!

 

Aqui vão então algumas dessas regrinhas:

 

  • Quando for falar com alguém, sempre (SEMPRE) comece com ‘Bonjour’ (veja nesse post mais detalhes)

  • Não fale alto. O Parisiense é discreto e costuma falar baixo. Aonde estiver, tente não falar muito alto para não incomodar os que estão ao seu redor.

  • Comece tentando falar francês: se você simplesmente assumir que um francês fala inglês, ele pode ficar bem ofendido. Comece explicando que você não fala a língua, e aos poucos passe para o inglês. “Bonjour, je suis Brésilien et je ne parle pas français. S’il vous plait, do you speak English or Spanish?” Talvez a resposta seja um ‘falso não’, mas suas chances de receber um ‘sim’ aumentam.

  • Nunca assobie ou grite para chamar um garçon (ou outro parisiense). Assobios aqui são para chamar cachorros e eles ficam extremamente ofendidos (acredite, eu já passei por isso ao tentar pedir para um motorista de ônibus abrir a porta). Simplesmente espere contato visual ou ande até a pessoa e fale. (Mas fale bonjour antes!)

  • Não tire fotos de Parisienses. Isso deixa eles muito irritados (eu também ficaria). Às vezes pode ser uma simples selfie no metrô, mas tome cuidado para que ninguém apareça na foto involuntariamente.

A última dica é uma que sempre dou, e útil em qualquer situação: fique Zen! Às vezes é melhor engolir um sapo do que entrar numa briga e passar o dia inteiro estressado depois.

 

Bon voyage!

 

Mayra

 

PS: Gostou do post? Então compartilhe clicando nos botões abaixo:

(merci!)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

SOBRE O BLOG E A AUTORA

LEIA TAMBÉM:

Please reload