top of page
Let's Paris

Qual é a diferença entre Haute Couture e Prêt-à-Porter?


Essa semana começou a "Haute Couture Week" aqui em Paris, ou Semana de Alta Costura. Mas o que é Alta Costura? E como ela difere do Prêt à Porter? Vamos lá! #letsfashion


Se tivesse que resumir rapidinho, a mais clara diferença é que na Alta Costura as roupas são feitas sob medida enquanto no prêt-à-porter (significa "pronto para vestir") as peças são vendidas "prontas".


A Haute Couture é um trabalho de longo prazo cujas peças são únicas, feitas à mão com materiais nobres, destacando um know-how centenário. O prêt-à-porter tem uma finalidade mais comercial do que a Alta Costura, e as roupas são industrializadas. Vamos aos detalhes!


Alta Costura:

Vestido Dior Haute Couture - Jan 2018

A alta costura produz roupas de luxo. Você não as encontra nas vitrines de lojas e raramente terá ocasião para usá-las. As peças de Haute Couture são feitas mediante encomenda e sob medida. Quem usa? Na maioria das vezes membros da realeza e estrelas de Hollywood ao desfilar pelo tapete vermelho.


Aqui na França a 'Haute Couture' é considerada uma verdadeira forma de arte, sendo inclusive protegida por lei. Isso mesmo, não é qualquer um que pode chamar sua coleção de 'Alta Costura'.


A lei protege a exclusividade e o prestígio que acompanham essa apelação.


Para receber o selo de "Alta Costura", a marca precisa cumprir alguns critérios (listados abaixo). Além disso, a apelação dura apenas um ano - depois disso as 'maisons' precisam fazer um novo pedido para continuar usando esse prestigioso selo. Exemplos de membros são Dior, Chanel e Valentino.

Existe uma câmara aqui desde 1868 chamada "Chambre Syndicale de Haute Couture", que requer uma série de critérios para uma casa de moda usar este título, incluindo:

1. A roupa deve ser feita nos ateliês da marca (pelo menos 2 ateliês)

2. As coleções devem ser apresentadas em um desfile, duas vezes por ano, com pelo menos 50 novos modelos

3. Todas as peças devem ser feitas a mão

4. O desfile deve ter pelo menos 3 manequins

5. A oficina deve ter pelo menos 12 pessoas trabalhando

6. A marca precisa ter um showroom: um lugar onde a roupa pode ser mostrada para clientes e imprensa

7. As peças devem ser feitas com de uma certa superfície de tecido

Além disso, cada casa de costura que queira postular para ser oficialmente uma 'maison de haute couture' precisa ser 'apadrinhado' por algum membro que já esteja lá dentro.

Prêt-à-Porter:


Ao contrário da alta costura, o pronto-para-vestir não é feito sob-medida. As peças vendidas são produtos acabados e com tamanhos padronizados, o que permite a produção em massa. Essas são as roupas que eu e você vemos nas vitrines de lojas ao andar pela rua.


As casas de moda fazem coleções de prêt-à-porter para grandes públicos. Essas coleções são obviamente menos dispendiosas e exclusivas em comparação com as coleções de alta costura.


Além do preço, as coleções são muitas vezes menos extravagantes do que as coleções de alta costura, feitas com materiais mais baratos e produzidas em outros países com mão de obra mais barata, como a China.


Espero que tenham gostado!!! Clique aqui para ver mais posts na seção Moda.


Bisous,


Mayra

SOBRE O BLOG E A AUTORA

RECEBA CADA NOVO POST

EM SEU EMAIL (máx. 3/mês)

LEIA TAMBÉM:

bottom of page