top of page
Let's Paris

Escapada de um dia em Meaux (30 mins de Paris)


Cidade de Meaux

Hoje vou apresentar para vocês a cidade de Meaux: fica a apenas 30 minuos de Paris em transporte público (não muito longe da Disneyland Paris), tem uma bagagem histórica riquíssima e o passeio é delicioso!


Ah, e se pronuncia “Mô” ok? 😉


Ha algumas semanas fui convidada pelo escritório de turismo da cidade para um "Blog Trip to Meaux": junto com outras blogueiras fui passar o dia lá e conhecer suas atrações. Confesso que aceitei o convite mais para ‘marcar presença’, fazer novos contatos etc… e qual não foi a minha surpresa quando cheguei lá e me APAIXONEI pela pequena cidade de Meaux, que de quebra ainda é a capital do queijo Brie! Hummm....


Gostei tanto que já planejei de levar minha mãe lá durante sua próxima vinda a Paris!


Vou colocar aqui o roteiro que foi organizado para nós pelo escritório de turismo da cidade. Achei muito completo e tranquilo de se fazer em um dia.


Roteiro de um dia em Meaux


Para chegar até Meaux, pegue o trem regional linha L que sai da Gare de l'Est e vai até Meaux. O trajeto dura de 25 a 40 minutos (dependendo do numero de paradas) e custa 8€.


Cidade Episcopal e Catedral de Meaux:

A Catedral de Santo Estevão começou a ser construída no século XII e foi concluída três séculos depois pela construção da torre norte (60 metros). O edifício combina as 3 fases do estilo gótico. A catedral, que lembra a Notre Dame de Paris, esta entre as 50 catedrais mais bonitas da França.


Souvenirs no Escritório de Turismo: Bem ao lado da cidade episcopal tem o escritório de turismo da cidade. Ali você pode tirar suas dúvidas, ter ideias de passeios e comprar lembrancinhas e souvenirs de Meaux.


Visita da Casa do Brie de Meaux:


O Brie é considerado o rei dos queijos aqui na França, e o brie de Meaux é, na minha opinião, o melhor deles! Pudemos aprender um pouco sobre a fabricação do queijo e em seguida uma degustação (a melhor parte!) com direito a taça de vinho. Essa visita é aberta a todos e a degustação custa 6euros – vale a pena!


La Maison du Brie de Meaux : Place Charles de Gaulle, 77100 Meaux


Almoço na Feira de Meaux:


Aqui você encontra vários stands com produtos típicos regionais, queijos, frios, sanduiches, pratos... tem pra todos os gostos e bolsos! Depois do almoço provamos um éclair (nossa famosa “bomba”) da padaria “Maison Monchaussé” que ganhou o prêmio de melhor padaria da França em 2014. Delicioso!


Feira de Meaux: 26 Rue du Commandant Berge, 77100 Meaux


Visita do Museu da Grande Guerra 14-18:


Especializado na primeira guerra mundial (o maior do mundo nessa área) esse museu é muito, muito interessante. O lugar oferece uma visita imersiva, onde podemos ver uma reconstrução das trincheiras, ouvir sons de guerra e entrar em dormitórios como os dos soldados na primeira guerra.


Há também uma grande parte mostrando como era a vida dos soldados, seus objetos pessoais, uniformes e família. A parte mais triste foi aprender sobre os mutilados de guerra, conhecidos aqui como ‘gueulles cassées’. Sinceramente? Um dos melhores museus que já visitei!


Museu da Grande Guerra: Rue Lazare Ponticelli, 77100 Meaux


Praia de Meaux:


Isso mesmo, você não leu errado! Em Meaux eles fizeram uma espécie de praia nas margens do rio Marne. No verão o mergulho é liberado e as crianças se divertem MUITO! Não é nada muito sofisticado, mas também não chega a ser um piscinão de Ramos! Kkkk Para quem mora ou visita a região parisiense com kids pode ser muito mais perto do que pegar o carro e ir até a praia de verdade!


Passeio de barco no rio Marne:

Esse programa foi DEMAIS!! Em Meaux, tem um lugar onde podemos alugar barquinhos (desde 1 pessoa até 11) para navegar pelo rio Marne. Os barcos são elétricos por isso não precisamos de uma carta náutica para navegar – qualquer maior de idade pode dirigir! Para dar uma idéia dos preços, alugar um barco para 7 pessoas por 2 horas custa 90€.


Achei a experiencia ESPETACULAR! Passamos por cantinhos fofos, paramos para observar algumas casas e vimos vários bichinhos pelo caminho.


Praia e aluguel de barco em Meaux: 2 Chemin de la Marine, 77100 Meaux


Depois do passeio de barco foi o tempo de fazer um lanchinho rápido e pegar o trem de volta para Paris.


Note que além dos passeios que fizemos, a cidade de Meaux oferece diversas atividades culturais ao longo do ano (shows, feiras, peças ao ar livre, concertos etc. Não deixe de visitar o site do escritório de turismo da cidade para saber o que vai estar rolando por lá durante a sua visita!


Dicas Finais:

  • Escolha um dia sem chuva – como grande parte do roteiro é ao ar livre, vai ser muito mais agradável.

  • Use roupas e sapatos confortáveis – o roteiro inclui bastante caminhada e no fim do dia meus pés estavam me matando!

  • Tenha acesso a internet – isso é importante para que você possa usar o “Google Maps” e virar bem caminhando pela cidade. Nada que um mapa à moda antiga não resolva, mas com internet é muito mais prático!

  • Se for levar crianças para a visita, aconselho um patinete, carrinho de bebe ou algo que as ajude a descansar um pouco pois, como eu disse, anda-se bastante

  • E a última dica é: faca do seu jeito! Adapte, troque, improvise... as vezes as melhores partes do passeio acontecem quando nos permitimos improvisar um pouco e sair do roteiro previsto! A cidade é super segura e você pode se perder por lá a vontade!


Quer mais?


Então veja abaixo o vlog que fiz da minha visita (e aproveite para se inscrever no meu canal no YouTube!)


-Link em Breve-

SOBRE O BLOG E A AUTORA

RECEBA CADA NOVO POST

EM SEU EMAIL (máx. 3/mês)

LEIA TAMBÉM:

bottom of page